top of page

Contentamento

Pode ser que você esteja há muito tempo perseguindo um sonho que parece muito distante de ser realizado e isso te deixa triste, frustrado, se sentindo a pior pessoa do mundo. No entanto, muitas pessoas conseguem encontrar o tal contentamento. Já se perguntou o que esta palavra de treze letras significa? Entre alguns dos seus significados está a palavra satisfeito, que nos remete ao sentido de estar feliz ou contente. Bom, mas uma pessoa que tem contentamento não sente este prazer momentaneamente. Não! É quase um estado de espírito, um modo de vida.

Como então você pode ter um modo de vida que lhe proporcione contentamento? A primeira coisa que você precisa fazer é rever as suas prioridades. Pense e defina o que está em primeiro lugar na sua vida. Depois crie uma lista de prioridades. Seja sincero, não coloque o supérfluo como prioridade, nem se esqueça do que realmente importa. Fazendo isso, você vai conseguir estabelecer o próximo passo, que é simplificar a sua vida. Quando você simplifica a sua vida, sobra mais tempo para a família e para fazer o que você mais ama. Quanto tempo você não lê um livro ou apenas se senta para apreciar o pôr do sol? Coisas singelas como estas dão uma satisfação inestimável e na maioria das vezes são dádivas, ou seja, você nem precisa pagar para tê-las.

Na contramão disso está o empenho por bens materiais que tem iludido muitos na busca pela satisfação pessoal, que se assemelha muito ao “correr atrás do vento”, como disse o Rei Salomão, há cerca de 3 mil anos. Mas qual o perigo em ter riqueza? O ter não é o perigo, mas a sua busca. Como assim? Geralmente o materialista é egoísta, este, assim como Narciso e seu espelho, não contempla outro senão ele mesmo. Assim, durante a sua jornada por riqueza pode acabar exaurindo a humanidade de uma pessoa, que deseja a qualquer custo obter o sucesso.

Qual é então o segredo ou a fórmula para encontrar o contentamento? Como dizem alguns minimalistas por aí, “menos é mais”! Menos stress, mais tempo. Quando você consegue organizar a sua vida para trabalhar menos horas, gastar menos e se divertir sem peso na consciência, você pode crer que está perto de ter encontrado o contentamento. Não se iluda em pensar que é só isso, pois cada caso é uma história e a sua é ímpar, que só você pode contar. Portanto, cada um de nós é que deve arrumar a sua própria cama. Saiba fazer isso e você estará pronto para mudar coisas maiores, talvez o mundo, como já dizia Jordan Peterson, um escritor norte-americano.

Até aqui vimos dois passos muito importantes para se obter o contentamento, que é definir prioridades e simplificar a vida. Agora lhe apresento um terceiro passo, que é o mostrar gratidão. Gratidão pela vida, por ainda estar vivo e poder apreciar as maravilhas da criação. Por poder abrir os olhos e ver como a natureza ao nosso redor é bela e ainda que você não possa, talvez alguém esteja lendo isso para você agora, e você ainda pode ouvir, mas qualquer que seja a sua circunstância, lembre-se que você está vivo. Seja grato por isso, pois enquanto há vida, há esperança! Veja o exemplo de Helen Keller, nascida no final do século XIX, que nem enxergava e nem ouvia, mas se tornou uma grande escritora, sendo também a primeira pessoa surdocega da história a conquistar um bacharelado.

Além disso, seja gentil e sorria sempre. A gentileza e o sorriso podem abrir muitas portas, até mesmo a porta mais difícil, ou seja, o coração. Um belo sorriso contagia e traz contentamento, muito mais verdadeiro do que presentes caros que você compra para alguém. Portanto, não se engane, a verdadeira vida não é material, mas é o que você sente, a sua espiritualidade. Caso você seja ateu ou agnóstico, interprete o espiritual como a sua filosofia de vida, a sua ética e a sua moral, para onde elas apontam?

O último passo desta lista, para se ter contentamento, é justamente a fé. Ela é primordial, pois se você não tem fé alguma, é difícil crer que você consiga se levantar da cama todos os dias. Acreditar, é isso que significa ter fé. Acreditar em algo que ainda não aconteceu, mas ter a certeza que acontecerá. Foi basicamente isso que o Apóstolo Paulo disse em sua carta aos Hebreus há uns 2 mil anos. Parece ultrapassado para você? Bom, apesar de ter tanto tempo, não vejo uma definição tão exata para fé.

Aplicando estes passos, é bem provável que você encontre o contentamento que lhe falta, para então poder aproveitar o que a vida tem de melhor, que é viver.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Postagens recentes
Pesquisa por Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

FOLLOW ME

  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

© 2014 by Júnio Peixoto Dâmaso. Proudly created with Wix.com

bottom of page